Resumo Sobre a Litosfera e Crosta Terrestre

Educação — por Amoleka 07/09/2011 13:52

Confira um resumo sobre a Litosfera, e tudo que você precisa saber sobre Crosta Terrestre e Placas Tectônicas- A litosfera é a capa rígida que reveste nosso planeta, englobando a crosta dos continentes, a crosta oceânica e a parte superior do manto. Sob a litosfera, o interior do planeta divide-se em manto, núcleo externo e núcleo central. Ainda há muito para saber sobre o interior da Terra. O poço de petróleo mais profundo penetra cerca de 10 quilômetros na crosta, mas o centro do planeta está a 6,4 mil quilômetros.

Resumo Litosfera e Crosta Terrestre

O pouco que a ciência registra sobre a Litosfera vem de indícios, como as análises dos terremotos e da lava expelida pelos vulcões, além do estudo dos meteoritos, fragmentos de corpos similares à Terra. Por tais indícios, os geólogos e geofísicos sabem que o manto é sólido e constituído por silicatos e o núcleo do planeta, composto de ferro sólido, cercado por uma camada de ferro derretido (núcleo externo), a uma temperatura aproximada de 5,5 mil °C, quase tão quente quanto a superfície do Sol.

O deslocamento do ferro líquido ao redor do núcleo sólido cria o campo magnético do planeta, que é percebido pelas bússolas. Esse campo funciona como um escudo invisível que protege a Terra, desviando o vento solar – partículas energizadas lançadas pelo Sol. Essas partículas, quando atingem o campo magnético terrestre, são desviadas em direção aos polos e dão origem às auroras boreais (no norte) e austrais (no sul).

Mas o que Crosta Terrestre tem a ver com essa história: A Crosta Terrestre é a parte superior da litosfera, formada por rochas magmáticas metamórficas e sedimentares. Sua espessura varia de 3 a 70 quilômetros. A crosta não é contínua, mas composta de múltiplas placas tectônicas.

Deriva dos continentes – Os continentes, pontos mais altos da crosta terrestre, estão contidos em gigantescas placas tectônicas. Elas, por sua vez, movimentam-se sob pressões originadas mais abaixo, no manto. O movimento das placas tectônicas, de poucos centímetros ao ano, é imperceptível aos homens, mas modifica a configuração dos continentes no decorrer de milhões de anos. Esse fenômeno se chama deriva dos continentes e provoca tanto a separação de placas continentais como o encontro delas, trazendo modificações de conformação dos continentes nos últimos 250 milhões de anos.

Placas Tectônicas – São blocos muitos grandes que compõe a camada sólida externa da Terra, ou seja, a litosfera. As placas tectônicas contêm os continentes e suportam os oceanos. Logo abaixo delas, está a estenosfera, parte do manto que, graças às suas características físico-químicas, se comporta de maneira plástica no decorrer do tempo geológico, ou seja, contém material sólido que se movimenta em correntes de convecção (processo de transmissão de calor, acompanhado por um movimento de sobe e desce da matéria, como na água fervente). Impulsionadas por esse movimento, as placas se empurram, afastam-se umas das outras e mergulham umas sob as outras. As pressões desse processo alteram lentamente o contorno do relevo terrestre, elevando cordilheiras e abrindo abismos marinhos.

Principais Placas Tectônicas

Principais Placas Tectônicas

Toda vez que as enormes placas se encontram, grande quantidade de energia fica acumulada nas rochas. Esse acúmulo é liberado de forma explosiva, por meio de terremotos, que ocorrem geralmente nas bordas das placas. Nos limites dos blocos que sustentam oceanos, a separação entre as placas amplia o assoalho marinho e o tamanho dos oceanos, pois enorme quantidade de material vulcânico é expelida ao longo de fissuras submarinas.

Quando esses blocos se movem, podem liberar grande quantidade de energia ou volume de água e dar origem aos tsunanús, ondas gigantescas causadoras de inundações. O tsunarni que atingiu o oceano Índico em dezembro de 2004 foi gerado por um dos maiores terremotos já registrados, com 9,3 pontos na escala Richter. O desastre matou mais de 230 mil pessoas.

As principais placas tectônicas estão na imagem acima. Você achou que esse resumo da Litosfera e Costra Terrestre te ajudou ou foi útil, comente abaixo queremos saber a sua opinião.

A seguir artigos relacionados à Resumo Sobre a Litosfera e Crosta Terrestre

  • No Related Post

1 Comment

  1. luany says:

    luany voce qui fica com aquele menino

Leave a Comment