Prender gases e Arroto forçado faz mal?

Saúde — por Amoleka 17/10/2011 18:28

Confira a seguir se prender os gases faz mal ao organismo e quais as consequências do arroto forçado – Prender os gases apenas traz desconforto abdominal pela distensão provocada por acúmulo de gases no tubo digestivo. A expectativa de que arrotar (o arroto forçado) elimine gases presas é um mito pois ao arrotar o indivíduo deglute o ar atmosférico, que é composto de oxigênio, nitrogênio e gás carbônico. Entretanto, o nitrogênio do ar atmosférico é um gás muito leve.

Ao forçar um arroto, a pessoa engole ar, porém o nitrogênio continua na barriga pois, por ser um gás leve ele é pouco absorvido pelo tubo digestivo. Ao ser deglutido, ele não volta com o arroto, permanecendo no estômago, e tendo, então, que ser eliminado pelo ânus. Do contrário prender gases, pode provocar uma sensação de mal-estar que é, algumas vezes, confundida por sinais como, pontadas no coração e/ou distensão abdominal, além de estufar a barriga.

Prender Gases

O arrotador habitual (aquele que força o arroto) é barrigudo, porque a barriga estufa com o nitrogênio que ele engole durante o dia. Como ele não arrota dormindo pois arrotar não é uma doença e sim um tique nervoso, ele amanhece sem barriga. O ato de falar enquanto se come também provoca deglutição de gases tal como um arroto forçado.

Arroto Forçado

Em relação à orientação de bater nas costas do bebê para provocar o arroto, é um procedimento correto. É um tipo de arroto provocado (e não forçado) que ajuda a eliminação do ar atmosférico deglutido durante o ato de mamar ou chorar, responsável pelas terríveis cólicas abdominais.

Vale ressaltar que o arroto espontâneo não faz mal, pois não causa a retenção dos gases atmosféricos, que são habitualmente eliminados dessa forma ou por flatos. Assim, prender gases traz um problema que ocorre apenas no arroto forçado. Diariamente, formam-se no tubo digestivo muitos gases, e a maior parte deles não é absorvida pelo organismo. Uma pequena parte desses gases não é absorvida sendo eliminada normalmente em forma de flatos e, muitas vezes, misturados nas próprias fezes.

A seguir artigos relacionados à Prender gases e Arroto forçado faz mal?

  • No Related Post

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment