Pinta e Cancêr de Pele – Sintomas e Tratamento

Saúde — por Amoleka 30/06/2011 00:27

Pinta e Câncer de Pele - Sintomas e Tratamento

Saiba o que causa câncer de pele, se tem cura e como evitá-lo: O câncer de pele é um dos cânceres de maior ocorrência. A pele é um órgão sensível, permanentemente exposto a traumatismos e à ação de agentes causadores de câncer. Pelo que se conhece até o momento, os raios ultravioleta, principalmente quando os recebemos por intermédio do espectro solar, são sem dúvida nenhuma os grandes desencadeadores da doença. Fatores imunológicos e constitucionais também são importantes no desenvolvimento do câncer cutâneo. Pode-se evitá-lo com uso de filtros solares que protegem contra a radiação e com adoção de uma vida regrada e sadia.

O câncer de pele manifesta-se primeiro por meio de uma mancha escura ou esbranquiçada, seguida de aspereza e descamação, e por fim surgem os tumores, que são lesões infiltradas semelhantes a caroços. A maioria dos cânceres de pele tem cura.

É verdade que as pintas podem ser cancerígenas ? Que conseqüências podem causar câncer de pele se não forem extraídas? Como identificá-Ias? Os nevos (pintas ou manchas) podem sofrer diferenciação celular com o passar do tempo, isto é, podem mudar suas características e evoluir para a malignidade, sendo sempre fatais, quando ocorre o câncer de pele. Essas alterações são basicamente:

• mudança de cor – quanto mais escuras, mais perigosas;
• aumento do tamanho;
• sangramento eventual por traumatismo;
• prurido (coceira).

Aconselha-se a observação clínica das pintas e acompanhamento com o dermatologista para que possam ser retiradas caso haja necessidade. Depois que uma pinta evolui para tumor (melanomas), geralmente não tem cura .

Observação das Pintas Cancerígenas

Comparando com todos os tipos de câncer que podem aparecer no corpo humano, este é um dos piores tipos. É altamente maligno e produz metástases em vários órgãos, como o cérebro, o fígado e o pulmão, além de outras regiões da pele.
Metástase é o processo pelo qual um tumor passa para outro órgão através dos vasos sangüíneos e linfáticos. É um tumor perigoso, pois às vezes não costuma apresentar sinais (pintas), podendo aparecer de um dia para outro.

Por que algumas pessoas são predispostas a hematomas e outras não? Os hematomas são coleções de sangue extravasado em espaços vazios da pele. As causas das pintas podem ser várias, desde alterações de elementos do sangue como, por exemplo, dificuldade da coagulação sanguinea, até fatores traumáticos.

As pessoas com mais predisposição a hematomas são as que têm por hábito tomar muito sol. Seus vasos sangüíneos ficam sem sustentação e, por qualquer trauma, pode aparecer um hematoma, principalmente nas áreas mais expostas ao sol como os antebraços, causando manchas escuras por um período relativamente grande. Normalmente, o traumatisrno nem sempre é lembrado, pois muitas vezes é decorrente de uma simples pressão, o que já é suficiente para que surja um hematoma sob a pele.

O tratamento câncer de pele é gratuito, e lembrando que a maioria dos cânceres de pele tem cura, por isso, se você possuem algum dos sintomas apresentados acima ou conhece alguém que possue, recomendamos que procure um médico dermatologista o mais rápido possível.

A seguir artigos relacionados à Pinta e Cancêr de Pele – Sintomas e Tratamento

  • No Related Post

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment