Insolação: Sintomas e O que fazer?

Saúde — por Amoleka 16/01/2012 22:23

Cuidado redobrado para evitar esse mal típico de verão que é a insolação. Passamos o ano todo malhando, evitando as guloseimas, fazendo inúmeros tratamentos estéticos. Tudo isso para que com a chegada do verão, possamos exibir sem medo um corpo escultural e bem cuidado e, claro, pronto para o bronze. O problema é que muita gente na ânsia de ficar bronzeada da noite pro dia, abusa do sol e ao invés de ter um resultado bonito e saudável, arrasa a saúde da pele e também de todo o corpo. Nessa época do ano infelizmente é muito comum que várias pessoas sofram de insolação.

A insolação é causada pelo aumento da temperatura natural do corpo, causada pela exposição excessiva ao sol e ao calor. Os raios ultravioletas em conjunto com a temperatura elevada sobre o organismo, desencadeiam o estado.

Insolação Sintomas

Sintomas da Insolação:

Esses são os sintomas típicos de um quadro de insolação avançado.

– Confusão mental;
– Pele quente, seca e avermelhada;
– Vômitos;
– Dor de cabeça;
– Desidratação.

O dermatologista Paulo Andrade explica como e porque a os sintomas insolação acontece: O organismo se defende, contra o sol. Quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol, a temperatura do corpo aumenta muito rápido, e a transpiração não é mais eficaz, ela falha e o corpo não consegue abaixar a temperatura.

Mesmo com muitos casos do problema, poucas pessoas sabem que mesmo quando estamos embaixo do guarda-sol estamos expostos aos efeitos do sol. Isso acontece porque mesmo sem que exista exposição direta ao sol, a areia o reflete, o que eleva a temperatura do corpo.

O que fazer?

Insolação o que fazer

Caso você tenha lido esse artigo um pouco tarde e acabou sendo vitima (ou algum amigo ou parente) desse acidente grave, saiba o que fazer, a primeira coisa a ser feita é que a pessoa seja levada a um local arejado e, bem longe de luz solar. Em seguida, a temperatura do corpo precisa ser reduzida o mais rápido possível.

Para isso, o dermatologista aconselha o uso de panos molhados em água fria, em contato com a pele, de forma gradual para que não aja choque térmico. Compressas de chá de camomila ou soro fisiológico também ajudam a diminuir a reação inflamatória da insolação. O uso de loções refrescantes pós-sol são ótimas para aliviar a sensação de ardência e refrescar a pele.

Atenção: ingerir a maior quantidade de líquidos que conseguir e ficar longe das bebidas alcoólicas que faz o corpo perder mais água.

Evitar Insolação

Fique longe do sol; além do risco a saúde, bem como desconforto causado, a insolação também é responsável pelo envelhecimento precoce da pele, devido ao sol que atrofia o epitélio (camada da pele), deixando-a enrugada. Para que sua pele se mantenha mais jovem e conservada por mais tempo, corra das exposições exageradas ao sol e previna-se de modo correto.

amenizar Insolação

Dicas para evitar insolação. Entre o horário de 10 às 16hs, fuja do amarelinho e prefira a sombra. É nesse período que os raios ultravioleta B (principais causadores de câncer de pele) são mais suscetíveis.

Por fim, vale relembrar: nossa pele leva de 48 a 72 horas para produzir a melanina, responsável pela cor da pele, portanto, não adianta querer ficar douradinha em um único dia. O ideal é cada dia um pouquinho, ok?

Passar horas no sol só vai fazer você correr sérios riscos de adquirir uma insolação, ser grande candidata a câncer de pele e adepta precoce de inúmeros tratamentos estéticos e cirurgias plásticas para rejuvenescer a pele!

A seguir artigos relacionados à Insolação: Sintomas e O que fazer?

  • No Related Post

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment