Diabetes: Tipos e Cuidados

Conheça os tipos de Diabetes, quais cuidados a pessoa com diabetes deve ter, como se prevenir, tratamento e mais.


Saúde — por Amoleka 01/02/2011 02:29

diabetes sintomas e dicas

A diabetes é também conhecida com o nome científico de diabetes mellitus, é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue. Esse aumento pode ser provocado por deficiência do pâncreas em produzir o hormônio que ajuda na absorção do açúcar (o diabetes tipo I), ou dificuldade do organismo de utilizar a insulina disponível (diabetes tipo 2). Nos dois casos, as Células não conseguem captar do sangue seu principal energético, a glicose, que se acumula, causando problemas em vários órgãos, como coração, vasos sanguíneos, olhos, rins, pele e nervos.

Males como Diabetes, ligados a fatores de metabolismo, tendem a aparecer com o avançar da idade e requerem atenção de especialista. É muito importante que a pessoa com diabetes, siga correctamente o tratamento. A diabetes tipo 1, quanto o tipo 2, é uma doença séria e que precisa ser cuidada rigorosamente. O diabetes tipo 1 afeta pacientes com menos de 30 anos de idade e é também conhecido como insulino-dependente ou juvenil, por atingir crianças e adolescentes. E uma doença autoimune, na qual o organismo destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.

Os sintomas incluem sede e fome excessivas, aumento da quantidade de urina, emagecimento, cansaço, fraqueza e problemas de visão. O diabetes tipo 2 (ou não insulino-dependente) representa 90% dos casos registrados no mundo. Tem como principal fator de risco a obesidade e costuma se manifestar após os 40 anos. A moléstia ocorre também durante a gravidez (diabetes gestacional), na idade avançada (diabetes senil) e como resultado de lesões no pâncreas. A tendência a desenvolver o diabetes é transmitida geneticamente, mas os hábitos de vida são determinantes para ativar a doença.

Diabetes e Obesidade

A obesidade é o maior fator de risco. As complicações classificam-se em agudas, como hiperglicemia (nível elevado de glicose no sangue, com risco de coma diabético) e hipoglicemia (baixa quantidade de glicose no sangue), e crônicas, como perda da visão e problemas circulatórios, que provocam a arteriosclerose e a trombose essas podem levar ao infarto do miocárdio e a problemas renais.

As pessoas com diabetes tipo 1 tomam injeções diárias de insulina, além de fazer um controle rígdo do nivel de glicose no sangue. Os pacientes com diabetes tipo 2 consomem remédios para estimular a produção de insulina. AOMS estima que mais de 220 milhões de pessoas sejam no mundo. Só em 2005, a doença foi a causa direta de cerca de 1,1 milhão de mortes e indireta de quase 3 milhões. No Brasil, estimase que o mal afete 5,2% da população adulta do país.

Cuidados com a Diabetes

Esses são alguns dos cuidados com a Diabetes: Em primeiro lugar, jamais se auto-medique. Quem tem diabetes geralmente tem a pele mais desidratada, por isso beba bastante água e use um bom creme indicado pelo seu médico; tenha um aparelho para medir glicose, com uma leve picada no dedo você terá o valor da taxa glicemica no sangue.

A Diabetes geralmente apresenta visão alterada, evite um glaucoma, vá frequentemente ao oftalmologista. Faça regularmente todos os exames que seu médico pedir; uréia, glicose, creatinina, colesterol, etc. Use meias de algodão que não sejam apertadas, e calçados que não provoquem possíveis feridas nos pés, cuidado com escalda pés já que diabetes faz com que um pouco da sensibilidade dos pés diminua devido a falta de circulação sanguínea.

E o mais importante, tenha atenção e siga com cuidado a dieta que seu médico receitar. Veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre a Diabetes:


A seguir artigos relacionados à Diabetes: Tipos e Cuidados

  • No Related Post

Sem Comentários

    Leave a Comment